quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Projetos


  





ESCOLA JORNALISTA FREITAS NETO

PROJETO LEITURA & ESCRITA

















Maceió, 2013


ESCOLA ESTADUAL JORNALISTA FREITAS NETO

Projeto Leitura e Escrita

Período: Durante todo o ano
Educação de Jovens e Adultos /1ºs a 5º Anos do Ensino Fundamental
Elaboração: Equipe Pedagógica


Justificativa:

              Visando as dificuldades dos alunos em relação a leitura e escrita é que sentimos a necessidade de  ampliar o repertório de textos que se sabe de cor, mesmo antes de saberem ler convencional, colocando-os no universo letrado com vista a estimular a capacidade de receber diferentes gêneros textuais, tais como: jornais, revistas, bulas, receitas, poesias, crônicas, romances, listas, contas de luz, telefone, entre outros. Para o aluno aprender a escrever mais e melhor é necessário que ele tenha contato com os mais diferentes tipos de texto e que estejam relacionados com sua vivência. Pora tanto, devemos buscar cada vez mais ferramentas para trabalhar interativamente com as demais disciplinas curriculares.
              Diante do exposto entendemos que a alfabetização é o momento mais importante da formação escolar de uma pessoa, é através da escrita e da leitura, que temos acesso ao saber e que na atualidade é uma das maiores fontes do poder, por este motivo esse projeto trata – se de uma proposta com concepção de ensino e aprendizagem e está voltada para formação de alunos participante  críticos e reflexivos, cidadãos atuantes e conscientes do seu processo de construção de conhecimento.


Objetivo Geral:

·         Formar sujeitos do conhecimento despertando nos alunos  prazer pela leitura e

Objetivos Específicos:

·         Valorizar e incentivar a escrever mais e melhor.
·         Estimular a curiosidade através dos livros
·         Oferecer repertório variado de textos
·         Organizar os espaços de sala de forma que as crianças sintam-se convidadas  a ocupar o papel de leitores e escritores



Desenvolvimento:

 Diferentes propósitos de leitura.
 Linguagem escrita e produção de texto.
 Produção de texto oral com destino escrito.
 Características de diferentes gêneros literários
.  


Metodologia:

               Ler diariamente para os alunos, possibilitar o acesso a diferentes materiais de leitura e a ações de estímulo ao comportamento leitor e realizar projetos didáticos de produção textual.


Recursos:

·         Dos recursos materiais vamos precisar de papel quarenta, papel chamex, lousa, giz, cartolina, pincel, tinta, cola, tesoura, durex, fita dupla face, DVD, som, TV. etc..
·          Sala de aula, laboratório de informática, sala de vídeo, sala de leitura, etc.
·         Humanos – alunos, professores, coordenadores e funcionários.

Avaliação:
               Observação através de registros do desenvolvimento das habilidades, de participação e do interesse do aluno, durante a execução.


Referências:

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução aos Parâmetros Nacionais/ Ministério de Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. 3ª ed. Brasília.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23ª. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

www. Gloogle.com.br



Um comentário:

  1. Olá,sou bolsista pesquisadora da UFAL, estou trabalhando em uma pesquisa.
    Gostaria de saber se desejaria participar de uma pesquisa sobre blogs e educação.
    Caso se interesse, poderia por favor entrar em contato ou deixar algum endereço de e-mail para que possamos nos falar. E-mail: julietesantos.al@hotmail.com

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir